O planejamento é um item imprescindível para quem quer crescer e aumentar seus lucros em qualquer época do ano. Mas planejar o calendário de marketing de um ano inteiro é um passo que fará com que você possa avaliar e melhorar seus resultados a cada mês.
O ano de 2017 está apenas começando, mas é conveniente saber os próximos passos para os 12 meses que sua empresa tem pela frente. Para te ajudar, confira neste post algumas dicas sobre como planejar o calendário de marketing de 2017!
Analise os sucessos e fracassos anteriores
O primeiro ponto é saber onde você errou e em quais aspectos você acertou em 2016. Analise quais estratégias deram certo, e quais foram malogradas.
Nessa avaliação não se esqueça de considerar itens relevantes, como os motivos que levaram uma dada ação a ter baixos resultados. Isso te ajudará a evitar o cometimento das mesmas falhas no futuro.
Leve em consideração se os objetivos foram alcançados e qual foi o caminho percorrido para chegar até lá. A partir disso, comece a definir os seus passos para o ano que se inicia.
Defina suas metas para 2017
Ter metas definidas é algo valioso para o sucesso. Uma boa estratégia passa por apresentar um objetivo final, com prazo até dezembro de 2017 para ser alcançado. Porém, crie pequenas metas para atingir mês a mês — como aumentar as vendas em relação ao ano anterior em cada etapa do ano.
Essa postura faz com que seus alvos tornem-se reais e mais fáceis de alcançar, afinal, de nada adiantaria buscar o que parece ser impossível. Entretanto, com pequenos passos e ações de marketing bem elaboradas, o sucesso será certeiro.
Trabalhe com orçamento preestabelecido
Outro ponto importante na hora de definir as metas e as ações de marketing é o orçamento que você terá disponível. Trabalhe sempre sabendo o valor autêntico para investimentos. E lembre-se: marketing não é custo, pois ele lhe dará um retorno financeiro aceitável.
Algumas empresas gostam de definir o investimento de marketing a um patamar anual, enquanto outras preferem uma indicação mensal de recursos. Seja como for, elabore o seu planejamento com base no capital figurado, jamais o ultrapasse.
Leve em consideração as datas comemorativas
Para que 2017 seja o seu ano de sucesso e crescimento, crie um calendário de marketing no qual constem os eventos e datas comemorativas. Deixar para criar alguma ação de mercado uma semana antes do Dia das Mães, por exemplo, pode proporcionar resultados bem frustrantes.
Deve-se planejar cada passo com antecedência: isso faz com que sua estratégia para uma dada época ou evento entregue bons resultados. Uma ótima solução é definir uma meta para cada uma dessas datas, levando em consideração o número de vendas e as iniciativas realizadas no ano anterior.
A partir disso, elabore um plano eficiente com o intuito de melhorar os ganhos obtidos, em comparação com seus anos anteriores. Use estratégias de marketing digital, como conteúdos relacionados ao momento, textos, imagens e vídeos específicos para data. A elaboração disso tudo precisa de tempo, por isso o planejamento é crucial.
Use tecnologias a seu favor
Elaborar um planejamento adequado para um ano todo parece uma tarefa bastante árdua e complicada, não é mesmo? E por esse motivo toda ajuda é bem-vinda. Ao utilizar tecnologias de gestão de processos, você será capaz de controlar cada passo dado dentro de sua empresa, assim como cada estratégia de marketing utilizada.
Use, por exemplo, um bom software de CRM a fim de gerir seus contatos e outras ferramentas que melhorem a comunicação interna da empresa.
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