A diferença entre vídeo caseiro e vídeo produzido profissionalmente

Início » A diferença entre vídeo caseiro e vídeo produzido profissionalmente

Compartilhe Isto:

A diferença entre vídeo caseiro e vídeo produzido profissionalmente

Com a popularização do marketing digital, um número cada vez maior de empresas está investindo na produção de vídeos em plataformas como Facebook, Youtube e até mesmo Instagram para a promoção de seus produtos ou serviços.

A questão é: como escolher entre um vídeo profissional e um vídeo caseiro para a divulgação da sua marca? Neste texto, veja a diferença entre os dois tipos de produção e saiba qual é a melhor escolha para o seu negócio.

A diferença entre vídeo caseiro e vídeo profissional

Para produzir um vídeo de alta qualidade no início dos anos 2000, era preciso usar uma câmera profissional ou semi-profissional, algo que nem todo mundo tinha em casa.

Os tempos mudaram e hoje temos acesso a smartphones com lentes de alto desempenho capazes de filmar em Full HD ou até mesmo no novíssimo 4K. Tudo isso com um preço acessível e conexão com internet para podermos postar nas redes sociais a nossa obra prima em altíssima resolução.

Basta uma rápida pesquisa no Google para encontrar links que mostram propagandas gravadas com um iPhone, como estas 8 divulgadas pela Apple em uma campanha publicitária para a nova versão do aparelho.

Quem vê cenas como as do link acima pensa: “Nossa! Eu mesmo posso gravar um comercial ou qualquer outro vídeo para a minha empresa”. Antes de sair filmando, porém, é necessário levar duas coisas em consideração:

  • Não é todo mundo que sabe manusear uma câmera de modo que todo o potencial do aparelho seja aproveitado;

  • É recomendável o uso de outros aparelhos, como microfones, iluminação etc para garantir uma boa qualidade no resultado final.

Assim como na produção de filmes, há toda uma técnica que precisa ser executada na gravação de um vídeo para que ele consiga captar a atenção da audiência.

Você sabe fazer os enquadramentos corretos para cada tipo de cena? E a captação do áudio? Será que a iluminação, movimentação e trilha sonora do vídeo estão passando a emoção correta para a audiência? Sem todos esses elementos, os vídeos divulgados pela Apple não passariam a impressão de que o iPhone tem uma ótima câmera.

A seguir, veja algumas complicações de quem tenta produzir um vídeo profissional em um ambiente caseiro:

Captação do áudio

Até mesmo câmeras profissionais precisam de um equipamento externo para garantir uma boa qualidade de áudio. Isso significa que, sem o microfone adequado, você terá um vídeo com muitos ruídos não desejados. Se houver algum tipo de diálogo ou narração, seu vídeo precisará de um microfone.

Iluminação

Para gravar à noite ou em ambientes fechados, é preciso ter uma boa aparelhagem de iluminação. Softbox, refletores e até luzes de fundo são necessários para garantir que sua imagem tenha uma boa qualidade e que não sejam projetadas sombras naquilo que está sendo gravado.

Edição de vídeo

Quer adicionar efeitos especiais como vinhetas, trilha sonora, animações e partes de outros vídeos ou imagens à sua gravação? Então tenha certeza de que você tem um computador bem potente e os programas certos de edição de vídeo, que geralmente são complicados e quase impossíveis de utilizar se você for um amador.

Escolhendo entre um VT profissional e um VT caseiro

Uma das dicas mais importantes é a seguinte: para vídeos institucionais, demonstrações para reuniões e anúncios, é melhor contratar profissionais, como a Star Produtora. Isso não significa que você não pode fazer seus próprios vídeos!

Nas redes sociais, por exemplo, é comum ver marcas engajando seus seguidores por meio de vídeos caseiros, editados com a ajuda de aplicativos ou ferramentas das próprias plataformas, como o Boomerang do Instagram.

O Snapchat e as lives do Facebook também são exemplos de que uma simples gravação ou exibição ao vivo, mesmo sem um toque profissional, servem muito bem para chamar a atenção da audiência e disseminar ainda mais o nome da marca pela internet.

Ainda ficou com dúvida em relação a quando e como usar um vídeo caseiro ou um vídeo profissional? Então deixe um comentário com a sua dúvida aqui! Boa sorte nos vídeos!

Fale Conosco. Queremos saber a sua opinião ou perguntas!

Compartilhe Isto: