Investir em Branding, Entenda por que vale a pena, você sabia que o branding é o conjunto de ações responsáveis pela administração da imagem de uma marca?
Seu principal objetivo é contribuir para que o consumidor tenha uma percepção positiva com relação à marca, e é muito importante em termos de marketing e consequente obtenção de resultados em qualquer negócio.
E é por isso que os vídeos podem contribuir muito na construção da identidade da marca, até porque essa é uma mídia visual com um grande potencial para a sua estratégia de branding.
Neste post, você entenderá os motivos para apostar nessa estratégia de investir em branding por meio de vídeos. Confira!
Como o branding pode ajudar a sua estratégia?
O trabalho de branding envolve muitos fatores emocionais e psicológicos do consumidor, pois busca-se como objetivo que ele relacione a marca a boas experiências.
Segundo especialistas em neurologia, o cérebro humano processa mídias audiovisuais 60.000 vezes mais rápido que os textos. Portanto, a utilização de vídeos pode ser extremamente efetiva na construção da percepção e estimular a compra com maior facilidade que outros canais de comunicação.
Esse tipo de mídia, aliás, também é mais chamativo pois trata-se de uma ação passiva, ao passo em que a leitura exige total concentração. O Dr. James McQuivey, pesquisador da Forrest, explica que um minuto de vídeo equivale a 1.8 milhões de palavras. De modo que se o seu negócio ainda não começou a investir nessa estratégia, é hora de começar a considerá-la!
Qual a funcionalidade do vídeo para a estratégia de branding?
Os vídeos também geram o que se chama em marketing online de efeito viral, ou seja, tendem a gerar maior engajamento e compartilhamento nas redes. Os formatos podem variar, desde os institucionais, passando pelas apresentações de produtos e tutoriais, além de uma vasta gama de outras oportunidades em que se encaixam.
A grande vantagem dos vídeos na gestão da marca é que eles são didáticos e altamente acessíveis. Na internet, páginas de destino que possuem vídeos possuem taxas de conversão até 80% maiores do que uma página com conteúdo estático. E, claro, não podemos esquecer dos dispositivos móveis, cujo consumo de vídeos cresce, segundo o YouTube, 100% a cada ano.
Não é a toa que 90% dos usuários, segundo pesquisas do QuickSprout, afirmam que assistir a um vídeo sobre um determinado produto ou serviço auxiliam no processo de decisão da compra, o que faz com que as apresentações de produtos sejam um ótimo caminho para incentivar o fechamento de um negócio.
Outro dado revela que 46% dos internautas realizam alguma ação recomendada no vídeo após assistirem, como se inscrever em uma newsletter, curtir uma página no Facebook ou seguir no Twitter. Mas as vantagens não param por aí. Outro estudo revela que 80% dos usuários retornam a um vídeo depois de tê-lo assistido.
Investir em branding por meio de vídeo é realmente importante?
É fácil concluir que investir nos vídeos em branding é uma estratégia fundamental na construção da imagem de uma empresa, tanto no marketing online quanto no offline.
Lembrando que você pode utilizar vários tipos de vídeos para começar a explorar essa mídia, como vídeos institucionais, de apresentação de serviços, produtos, esclarecimentos de dúvidas, dentre outros.
A gestão da marca da sua empresa certamente será facilitada e otimizada através da utilização dessa ferramenta, e os resultados poderão ser observados em curto prazo, devido a todas as informações disponibilizadas neste post.
E você, está pronto para investir em branding? Já teve alguma experiência com vídeos para gestão de marca? Deixe um comentário!