O marketing institucional e a sua relação com o sucesso da marca

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O marketing institucional e a sua relação com o sucesso da marca

Com a concorrência no mercado cada vez mais acirrada e as mudanças no comportamento do consumidor, que está mais exigente e seletivo, é necessário adotar estratégias inteligentes, capazes de engajar e proporcionar o sucesso da marca.

Por isso, elaboramos um post sobre a importância de investir na estratégia de marketing institucional e como ela influencia diretamente a imagem da marca não só para o público, mas também para os concorrentes. Confira!

O que é e qual o objetivo do marketing institucional?

É um conjunto de ações estratégicas, pensadas e trabalhadas com o objetivo de reforçar a presença e identidade da marca, sua formação e consolidação. As atividades do marketing institucional são uma busca constante pelo reconhecimento, autoridade e estabilização de uma sólida reputação da marca.

Se alguém pedir para você fechar os olhos e pensar na primeira grife de óculos esportivos que vier a cabeça, qual você lembraria? Na posição de consumidores, nós costumamos nos lembrar mais facilmente da empresa que conseguiu causar um impacto positivo e memorável.

Manter a coerência entre discurso e prática é fundamental para a gestão do marketing institucional, por isso, é fundamental definir bem a missão da empresa, sua visão de futuro e valores.

O que acontece quando o marketing institucional é esquecido?

A pior consequência de uma gestão negligenciada de marketing institucional é a perda da identidade da marca. Quando uma empresa deixa de comunicar a sua verdadeira essência, o que a faz continuar e o seu prazer em servir, aos poucos o brilho da marca vai se apagando e abrindo espaço para a concorrência dominar o mercado.

O sucesso da marca depende de uma gestão inovadora?

As ações de marketing da indústria de bebidas Guaraná Antarctica são um exemplo que pode ser citado como caso de sucesso. Para expandir o conceito de uma instituição que é antenada com as necessidades do público jovem, que valoriza o esporte na natureza, a empresa é ativadora de patrocínios e atualmente apoia o surfista Gabriel Medina.

Parte das ações de marketing institucional do Guaraná Antarctica são dedicados exclusivamente à produção de conteúdo para web — ela é a marca brasileira com o maior número de seguidores nas redes sociais. Como consegue tanto engajamento? Simples: utilizando recursos do marketing digital.

A empresa alimenta o canal no youtube com vídeos criativos e divertidos, que fazem conexão com a identidade da marca, sugerem o acompanhamento da bebida na praia, mostram passagens ao vivo com Medina, entre outros. O conteúdo é disseminado para o público da fanpage no facebook, twitter e instagram, além do material audiovisual produzido exclusivamente para a televisão.

Qual é o potencial do vídeo como conteúdo interativo?

É importante utilizar vídeos como parte da estratégia de marketing institucional, pois os vídeos têm um alto poder de engajamento: 91% dos usuários consomem esse tipo de conteúdo e 52% dos consumidores se sentem mais seguros em comprar após assistir um vídeo sobre o produto. Nem todas as pessoas gostam de ler na tela de um computador ou dispositivo, mas todo mundo se distrai ao ver um vídeo bem produzido.

As vantagens de investir na produção de vídeos são muitas. Unindo imagem e som, podemos mostrar todo o trabalho da empresa, seus pontos fortes, suas realizações, como desenvolvem seus trabalhos e produções, criar histórias envolventes, produzir conteúdos didáticos, trabalhar com temas cômicos ou bem-humorados, enfim, a criatividade não tem limites quando o assunto é produção audiovisual.

E aí? Quais ações você faz ou pretende fazer para fortalecer a identidade da sua marca? Deixe um comentário!

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