As animações em campanhas publicitárias dão um uma nova dinâmica à publicidade, abordando o público de maneira mais lúdica e harmônica, passando a mensagem de modo mais atraente e gerando resultados que, provavelmente, outras técnicas não alcançariam. Elas não são apenas uma tendência passageira. Para entender melhor esta estratégia de animações em campanha publicitária, continue a leitura!
Qual a diferença entre ilustração e animação?
É fundamental entender que existe uma grande diferença entre Ilustração e animação, afinal, a primeira é estática e a segunda apresenta movimentos. Outro recurso que a animação possui, e que lhe dá vantagem sobre a ilustração, é a possibilidade de contar uma história de maneira mais completa, transmitindo a mensagem de forma mais assertiva e divertida ao público.
Quais são os tipos de animação?
A animação está presente no meio publicitário desde as décadas de 60 e 70, porém, como o realismo ganhou espaço por causa da fotografia, ela acabou sendo um pouco deixada de lado. Naquela época, eram utilizadas apenas animações em 2D (duas dimensões) que podemos facilmente relacionar aos tradicionais desenhos animados, como o Pica-Pau, por exemplo.
Já nos dias de hoje, graças à evolução da tecnologia e da computação gráfica, surgiu um novo tipo de animação que ficou conhecida como 3D, pois apresenta profundidade e não apenas altura e largura como o 2D. Bons exemplo de animações em 3D são as animações produzidas pela Pixar, como Toy Story, Monstros S.A., Procurando Nemo e outras.
Quais são os públicos de animação?
Até os anos 2000, era muito comum se afirmar que animações eram destinadas apenas às crianças e que não apresentavam resultados sobre o público adulto. Contudo, através de roteiros cada vez mais ousados, o público adulto tem se aproximado e familiarizado com as animações, sejam elas 2D ou 3D.
Um bom exemplo de animação 2D destinada a adultos são as campanhas em vídeo veiculadas pela RedBull, que, apesar de apresentarem traços simples e uma aparência infantil, seu conteúdo é direcionado a um público mais velho, com piadas de duplo sentido e, muitas vezes, carregadas de sarcasmo. Definitivamente, não são animações destinadas às crianças.
Como utilizar animação em campanha publicitária?
Você pode estar pensando, neste momento, que adoraria fazer uma animação para aplicar em sua campanha para o próximo ano, mas não consegue imaginar como isso se encaixaria em suas estratégias. É simples: você pode utilizar uma animação para fazer uma apresentação institucional, lançamento de um produto ou até mesmo um treinamento.
Esta animação pode ser colocada no canal da empresa no YouTube e replicada no Facebook, por exemplo. As possibilidades vão muito além de apenas a veiculação em canais de televisão abertos ou por assinatura e a criatividade deve rolar solta.
O trabalho com animações torna a experiência de seus públicos mais lúdicas, além de gerar um maior engajamento da sua persona com a campanha, tornando a experiência dele com sua marca algo especial, despertando sensações e transmitindo a mensagem de maneira efetiva.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a utilização de animação em campanha publicitária, que tal curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de mais conteúdos como este?