Qual é a duração ideal de vídeo para campanhas publicitárias?

Início » Qual é a duração ideal de vídeo para campanhas publicitárias?

Compartilhe Isto:

Qual é a duração ideal de vídeo para campanhas publicitárias?

As pessoas assistem conteúdo audiovisual de diversas marcas em várias plataformas, e, como sabemos, a atenção do público está cada vez mais dispersa, enquanto suas expectativas se elevam. Não importa qual é o seu produto ou serviço, antes de apertar play, a sua audiência levará em conta o tempo que deverá investir. Por isso, saber qual é a duração ideal de vídeo para campanhas publicitárias é de vital importância.

Antes de determinar a duração dos seus vídeos, devemos focar em entender os objetivos. Acompanhe com a gente os pontos principais!

Que tipo de conteúdo você quer oferecer?

Conteúdo em formato de vídeo é popular, divertido e altamente compartilhável. Boas histórias cabem em todo tipo de formato e duração, por exemplo: algo engraçado e divertido fica melhor quando curto e direto. Já os documentários, mesmo que menores, devem passar de dois minutos para engajar os espectadores. Uma palestra ou vídeo institucional precisa de mais tempo, mas considere “quebrar” e dividir a informação completa em episódios.

Onde o seu público terá contato com o vídeo?

A duração ideal de vídeo precisa levar em conta o dispositivo e a plataforma em que o conteúdo estará disponível. Quando se tratar de redes sociais, mantenha sempre uma duração curta, se possível inferior a 1 minuto. Vine, Snapchat e Instagram demandam conteúdos em 15 segundos ou menos. A audiência do Youtube e Vimeo geralmente se dispõe a ver algo mais extenso e elaborado, mas isso vai depender do perfil de sua persona. Cada plataforma tem seus prós e contras. A TV, por exemplo, oferece basicamente duas opções: 15 ou 30 segundos.

Quais são as expectativas do seu público-alvo?

O interesse e a atenção necessários para apertar o play em seu conteúdo audiovisual varia de acordo com as expectativas. Os títulos e os thumbnails — imagens em miniatura que serve como “capa” para os vídeos antes de serem exibidos — podem resolver esta questão. Uma chamada mais formal como  “aprenda a editar vídeos” leva as pessoas a investirem mais tempo, já que irão aprender algo. Enquanto um título que diz “os melhores softwares de edição de vídeo” aparenta uma breve explanação.

Quais são as suas expectativas?

O que o seu conteúdo em vídeo pretende atingir vai influenciar diretamente a duração. Se a intenção é apenas entreter, seja breve. Quer vender um produto ou serviço? Use o tempo necessário para apresentá-los, e conheça o nível de interesse da persona. O propósito é educativo? Não tenha pressa. Mas certifique-se de monitorar como o conteúdo é recebido e fazer modificações ao longo do tempo. Veja também em quais plataformas a audiência é maior ou mais participativa. A tática da tentativa e erro precisa fazer parte dos seus planos. Experimente diferentes abordagens.

Antes de ligar o cronômetro, entenda que a duração ideal de vídeo sempre dependerá dos fatores que listamos para você. Lembre-se que uma visão ampla do negócio e da audiência devem estar presentes em todo o conteúdo.

Agora aproveite e conquiste o seu público! Mas antes, deixe o seu comentário!

Fale Conosco. Queremos saber a sua opinião ou perguntas!

Compartilhe Isto: