Alguns canais de marketing despontaram como táticas extremamente eficientes em 2016, e a tendência é que esse sucesso continue a crescer também em 2017. Mas para que tais soluções realmente funcionem, é imprescindível ter um bom planejamento e um ótimo conteúdo a ser oferecido para seu público-alvo.
Separamos aqui alguns canais que você deve cogitar em investir em 2017. Mas antes de optar por um ou mais desses canais, leve em consideração a sua audiência, o orçamento e outros fatores importantes nessa definição. Descubra, no post de hoje, em qual canal de marketing você deve investir em 2017!
Site institucional e blogs
Se já era uma boa ideia antes, ter um site institucional pode ser uma ótima tática em 2017. A internet cresceu consideravelmente e, sempre que um cliente em potencial deseja saber mais sobre uma empresa, ele faz uma busca na web. Um site pode ser o ponto inicial para que esse lead se transforme em um cliente fiel ou, ao menos, em um contato para nutrir.
O conteúdo desse tipo de canal é bem diferente dos e-commerces. O assunto aqui será a sua empresa: como ela surgiu, como trabalha, clientes atendidos e o contato. Outras informações relevantes também podem ser incluídas.
Uma boa estratégia é adicionar ao seu site institucional um blog próprio. Isso auxilia o seu site a ser melhor posicionado nas buscas do Google, oferecendo posts relevantes e úteis para os seus visitantes.
Redes sociais
As redes sociais estão sendo muito bem utilizadas há algum tempo como canais de mídia, e em 2017 deve-se atentar para o fato de que elas continuarão firmes, porém, atingindo cada vez mais um público bem segmentado. Investir nesse canal de marketing é uma ótima alternativa, desde que você trabalhe com uma audiência bem delineada e com conteúdos extremamente vantajosos e fecundos para eles.
É válido frisar a importância de um conteúdo personalizado e único. Não copie a concorrência, crie conteúdos próprios, sejam eles textos, imagens, fotos ou vídeos.
Google Adwords
Os links patrocinados são o canal de marketing perfeito para quem quer atrair mais leads. Mas antes de optar por essa estratégia, verifique o orçamento da empresa e analise se a ação seria viável nesse momento. Ou ainda, analise qual o orçamento disponível para ser investido nessa ferramenta.
O Google Adwords funciona da seguinte forma: é criado o anúncio para aparecer nas buscas do Google; junto com esse anúncio, são definidas algumas palavras-chave. Quando um usuário faz uma busca e inclui um desses termos, o seu anúncio aparece.
Apesar de ser um clique pago, a grande vantagem é que você receberá em seu site as pessoas realmente interessadas no que você tem a oferecer no mercado, o que aumenta suas chances de retorno financeiro ou de conseguir uma boa lista de clientes em potencial para trabalhar o funil de vendas.
Vídeos institucionais
A maior tendência de investimentos em 2017 é o meio audiovisual. O público está cada vez mais dinâmico e interativo, ou seja, uma imagem (estática) ou um “textão” não agradará tanto como agradava antigamente. Apesar de em algumas circunstâncias as soluções em texto ou imagem simples serem as mais viáveis para as suas campanhas, os vídeos institucionais estão ganhando cada vez mais terreno.
Seja uma animação, entrevista ou vinheta, os vídeos chamam a atenção pelo movimento, pelo som e, principalmente, pelo conteúdo. São autoexplicativos e garantem um retorno melhor do que utilizar apenas um texto ou solução similar.
Vale a pena reservar um percentual de seu orçamento para alguma dessas tendências. E o melhor: o vídeo, por exemplo, pode ser usado tanto nas redes sociais como no próprio site da empresa.
E aí? Em qual canal de marketing você vai investir em 2017? Deixe um comentário!