5 motivos pelos quais você deve usar vídeo em Inbound Marketing

Início » 5 motivos pelos quais você deve usar vídeo em Inbound Marketing
como-um-video-explicativo-pode-potencializar-a-sua-estrategia-de-inbound-marketing

Compartilhe Isto:

5 motivos pelos quais você deve usar vídeo em Inbound Marketing

O Inbound Marketing em vídeo está crescendo para dominar a atividade online do seu público: 78% das pessoas assistem a vídeos online todas as semanas e outros 55% assistem vídeos online todos os dias. O YouTube informa que o consumo de vídeo por dispositivos móveis sobe 100% a cada ano.

Isso acontece porque esse é um formato de fácil consumo e com o qual a sua persona consegue melhor se identificar. Assim, o vídeo é ideal para quem quer comunicar a história da sua marca, explicar sua proposta de valor e construir um relacionamento com os seus clientes.

Ao planejar e trabalhar em prol da sua presença digital (e claro, dos seus resultados), com uma estratégia de Inbound Marketing, torna-se impossível não pensar em como agregar esse formato as suas ações.

Por que usar vídeos no Inbound Marketing

Antes de qualquer ação, você precisa parar e fazer o seu planejamento de Marketing Digital/Inbound Marketing, só assim conseguirá ser capaz de entender qual será a sua estratégia, seus objetivos e como melhor utilizar cada ferramenta e formato para atingi-los e, consequentemente, ter mais resultados.

E em um mundo sobrecarregado de conteúdo, os vídeos não são mais tendência, eles são estratégicos dentro de um projeto de Inbound Marketing. Por isso contemplá-los dentro do seu planejamento é essencial. Confira 5 motivos do por quê.

(E se você tiver dúvidas sobre como diferenciar um do outro, produzimos um conteúdo bem legal no blog da WCK, falando sobre como identificar o que é tendência e necessidade para os resultados da sua empresa)

  • Aumentam o engajamento e a confiança dos clientes

Como os vídeos permitem uma abordagem mais próxima e mais identificável, promovem maior engajamento com o público, trazendo o seu expectador para mais perto da sua sua marca. O que também reflete na confiança que ele tem com a sua empresa. Mostrando os benefícios e utilização do seu produto/serviço/solução, você consegue desmistificar possíveis medos que o seu cliente possa ter em relação a compra.

  • Trazem maior conversão e venda

Segundo a Unbounce, colocar vídeos em uma landing page ajuda a aumentar 80% da sua conversão. Outro estudo mostrou que 74% das pessoas compraram um produto ou serviço, depois de assistirem vídeos sobre ele. Ou seja, como eu comentei no item anterior, vídeos são excelentes ferramentas para quebrar objeções, facilitando a decisão de compra.

  • Melhor comprovação de ROI

Comprovar ROI ainda é um grande desafio para profissionais de Marketing. Mas 76% das empresas afirmam que o vídeo oferece bom retorno sobre o investimento, pois possuem ótimos indicadores de desempenho e seus resultados são fáceis de serem metrificados e mensurados.

  • Tornam sua marca mais forte para o consumidor

Um vídeo tem a capacidade de ser memorável, com os usuários tendo mais claras informações (e lembrando mais) da sua marca, mesmo que assistam alguma material que não esteje diretamente ligado aos seus serviços.

  • Ajudam no SEO

Google, o gigante das buscas, e Bing possuem um espaço especial para os vídeos, sendo formatos relevantes para ajudar em um melhor ranqueamento. Um upload de vídeo contribui significativamente para o aumento de SEO das palavras-chave desejadas.

Como ter melhores resultados com vídeos

Agora que você entendeu porque utilizar vídeos na sua estratégia de Inbound Marketing, é hora de falarmos sobre como otimizar os seus resultados. Separamos 4 dicas que podem ajudar:

# Use palavras-chave no título e no nome do arquivo – O título é uma das principais formas de informar aos mecanismos de buscas qual a relevância do seu vídeo. Por isso, é muito importante que você elabore um título chamativo que contenha as principais palavras-chave. Evite também fazer upload de arquivos com o título que foi gerado automaticamente pelo software de edição (o que pode ajudar nas buscas orgânicas).

# Atenção a tags, imagem de capa e descrição –  Escreva uma descrição atraente para o seu vídeo e escolha uma imagem que capte a atenção do usuário. Por fim, inclua tags com as principais palavras-chave do conteúdo, pois isso ajuda na classificação do vídeo (e na identificação de quem está assistindo).

# Estimule o engajamento e a interação – Durante o vídeo, faça perguntas e peça para que quem esteja assistindo responda nos comentários (e depois dê uma resposta para ele, assim ele se sentirá parte do material). Você também pode pedir sugestões para os próximos vídeos e, claro, realmente seguir essas ideias!

# Faça contatos com outros canais relevantes – Procure quem são as pessoas influentes da sua área e faça contato com elas, para que vocês gravem juntos e divulguem em ambos canais. Gravar com quem já é conhecido também aumenta a autoridade, credibilidade e profissionalismo do canal.

Em uma estratégia eficiente e assertiva de Inbound Marketing, usar vídeos como formato de conteúdo garante resultados, engajamento e envolvimento das suas personas. Então comece agora!

* Post escrito por Taynar Costa, Coordenadora de Conteúdo da Agência WCK, parceira estratégica de Marketing Digital, Inbound Marketing e Vendas para pequenas, médias e grandes empresas.

Fale Conosco. Queremos saber a sua opinião ou perguntas!

Compartilhe Isto: