Segundo o Youtube, o consumo de vídeos na plataforma dobra a cada ano. Além disso, 90% dos usuários julgam os conteúdos em audiovisual como sendo úteis para as compras e 59% dos executivos preferem assistir a um vídeo a ler um texto. Todas essas são estatísticas muito convincentes para colocar em prática uma estratégia de vídeo marketing, não é mesmo?
Mas, como fazer isso para as startups? A seguir, você encontrará a resposta para a questão e conhecerá as melhores práticas para o vídeo marketing para startups. Preparado? Confira!
Defina objetivos para o vídeo
Nunca esqueça que qualquer estratégia de marketing precisa de um objetivo e com o vídeo marketing não é diferente. Por isso, nem pense em criar um vídeo incrível, compartilhá-lo e deixá-lo sem que ele tenha um real propósito e intenção para o negócio.
Antes mesmo de produzir ou mesmo escolher o como vai ser o vídeo, defina objetivos. A intenção é gerar likes ou leads? O objetivo é apresentar a sua startup ou gerar interesse? Perguntas como essas devem ser respondidas antecipadamente, porque não apenas oferecem um direcionamento adequado, como também permitem a mensuração encaixada com o que espera alcançar com sua campanha.
Eventualmente, a estratégia que der certo pode ser repetida, gerando cada vez mais e mais resultados positivos.
Mantenha o foco no público de interesse
Sendo uma startup, você já tem que competir com empresas maiores que atuam de maneira mais ou menos semelhante no mercado. Estando no mundo dos vídeos, você também está competindo com bilhões de outros acessos — só o Facebook gera 8 bilhões de visualizações por dia, por exemplo.
Por isso, é indispensável criar um conteúdo muito focado nos interesses de quem você deseja atingir. Fuja dos conteúdos genéricos e aposte em algo segmentado, interessante e irresistível. Além de ajudar no sucesso dos vídeos ajuda também a atrair pessoas realmente qualificadas para a sua startup, favorecendo sua aceleração.
Conte uma história e apele para a emoção
O conceito de storytelling nunca foi tão útil: as pessoas estão mais interessadas em assistir do que ler, mas ainda querem uma boa história. Por isso, é importante investir em um vídeo que conte uma história inspiradora sobre a startup e como ela está mudando o mercado ou sobre o produto em si.
Além de isso aumentar o interesse do seu vídeo, essa prática ainda aumenta a persuasão do seu vídeo — cerca de 50% dos consumidores são levados pela emoção — e favorece a criação de um relacionamento com o usuário.
Considere o live video como uma possibilidade
Startups são dinâmicas, intensas e rápidas — é isso o que as coloca no jogo contra as grandes empresas. Então por que não utilizar isso a favor do vídeo marketing? Nesse caso, uma boa estratégia é começar a utilizar o live video como uma possibilidade.
Segundo dados do próprio Facebook, as pessoas tendem a ficar três vezes mais tempo assistindo a um vídeo ao vivo do que um vídeo tradicional. Isso aumenta o engajamento com seu público, novamente favorecendo o relacionamento e também aumentando a exposição da marca já que maiores são as chances de interação.
Eduque, convença e entretenha
A estratégia de vídeo marketing para startups deve se basear em três pilares: educação, convencimento e entretenimento. Educar significa apresentar o negócio e o produto, ensinar ao cliente o que ele faz e como ele pode resolver um problema. O convencimento consiste em demonstrar quão efetiva é a solução para o problema da persona.
Já o entretenimento consiste em garantir que a pessoa não se sinta assistindo a um anúncio de TV. A estética deve ser bonita, os elementos devem ser atuais e interessantes e tudo deve criar uma boa experiência para o cliente.
Os benefícios de colocar isso em prática é que não apenas aumentam as vendas, mas também o interesse do público e mais compartilhável o conteúdo se torna.
Fazer vídeo marketing para startups exige que essas práticas sejam postas em ação para que resultados como posicionamento, conversão e relacionamento aconteçam.
Quer mais dicas de como incorporar o vídeo em sua estratégia? Assine nossa newsletter e receba novidades fresquinhas por e-mail!