Advergames: a união dos jogos com o marketing.
Jogo Advergame não é simplesmente introduzir propaganda durante um game. Advergame = Advertise (propaganda) + Game (jogo), ou seja, é um jogo pensado para educar os consumidores sobre os benefícios, especialidades e identidades de um produto, uma marca, um evento ou uma ideia; enfim, para apresentar ou divulgar um produto ou serviço. Ele é híbrido, uma vez que tem o propósito de marketing e de informação, mas também é lúdico..
Advergame não é banner
Não estamos falando daqueles banners ou vídeos que são exibidos em jogos gratuitos que baixamos em smartphones e tablets, que você fica louco pra pular!
O Advergame é idealizado e desenvolvido para que o jogador entre no seu ambiente, não é um simples comercial, existe uma interatividade entre o jogador e a marca, são criadas brincadeiras, obstáculos e fases e tudo mais que possa fazer o usuário interagir, aprender e se entregar à dinâmica do jogo. E é nessa imersão no ambiente criado, que o jogador irá receber as informações e se integrar ao universo da marca, produto ou serviço. É dito que as pessoas lembram de “10% do que leem, 20% do que ouvem, 30% do que veem, e 50% do que vêem e ouvem, 70% do que falam e 90% do que fazem e falam”.
A marca é a atração: sutil ou diretamente
Num Advergame a marca pode ficar muito mais tempo exposta ao público alvo e, de forma divertida e subliminar, vai acontecer uma troca: o cliente vai informar detalhes da marca ou daquilo que o jogo se propôs a vender e o jogador, recebendo o conteúdo, vai se informarm, se divertir e se entreter.
Existem três tipos de Advergames
No Associativo a interação com o jogador é mais baixa: o jogo não é pensado para determinada marca, é um jogo criado para divertir e atrair e, no cenário, dentro do jogo, são colocadas referências à marca: placas de rua, personagens com camiseta com a logomarca, uma loja da marca no meio do caminho etc. Como se fosse algo aleatório, e não proposital. Exemplo: jogo Need For Speed Underground 2, com placas e referências ao Burger King.Pode até nem se dar conta da intenção: vê a marca, mas acredita que é sua força no mercado que a coloca ali e não uma encomenda.
A tipo Ilustrativo: é identificado quando a marca está fortemente associada ao jogo. Isso pode ocorrer através de itens patrocinados dentro do ambiente do jogo ou através de promoções disponibilizadas aos jogadores. Neste caso, o jogador interage com a marca ou produto, sendo estes atuantes no jogo a marca além de aparecer também interage ativamente com o jogador.
Exemplo: uma das ações de um jogo é catar objetos e, em determinado momento, em uma das fases, o jogador terá que pegar algo da tal marca, ou juntar objetos que contenham a marca ou responder sobre a marca etc, para pontuar ou não perder.O mundo do roxo do suco de uva.
Ex: Aurora Aventura, neste game a marca está fortemente associada ao jogo, no título e nas cores, e presente como item coletável e até mesmo aumentando a vida do jogador. Porém a inserção, dentro do game, ocorre de forma discreta e sem quebrar a imersão do jogador. No resto, o cenário é lúdico e apresenta outros itens que não fazem referência ao suco de uva Aurora.
Já o Demonstrativo é o mais interativo. Neste estilo a marca está presente o tempo todo, faz parte da mecânica do game. O jogo inteiro foi desenvolvido para promover a marca do cliente. É uma comunicação direta que não deixa dúvidas e oferece muitas informações sobre a marca durante o game. O jogo é divertido, interativo e criado para que o jogador saiba que vai brincar e interagir com a marca, se informar e, pode até receber brindes ao final. O jogo e a marca se misturam totalmente.
Um exemplo deste estilo de game é o Tramontina Trotter Race, onde a marca faz parte da mecânica do jogo, sendo o próprio produto o veículo pilotado pelo jogador. Além disso, também se está no estado de Product Placement, onde o produto é manuseado e utilizado em benefício do jogador.
Tramontina Trotter Race: Jogo de corrida
Outro exemplo é o jogo Pepsiman, lançado para PlayStation 1. Neste jogo você deve coletar latinhas de Pepsi. Como podem perceber, neste game, a Pepsi está dominando o cenário:Pepsiman: coletando e pontuando
Tentamos mostrar e exemplificar um pouquinho sobre esta excelente ferramenta de marketing, que pode ser desenvolvido para empresas venderem seu produto para o público externo ou para treinar o seu público interno; pode ser para instituições governamentais, a fim de conscientizar sobre sua importância, sobre leis, sobre abrangência de seus serviços; pode ser para instituições educacionais ou ONGs para ensinar sobre matérias, sobre comportamento, sobre valores… Enfim, o universo é enorme só precisa ser criativo e ter foco no que quer comunicar e sair fazendo muitos pontos favoráveis para o seu negócio!”