A revolução digital tem impactado profundamente empresas especializadas em produção editorial, afinal a maneira como as pessoas se relacionam com conteúdos está sendo constantemente alterada.
Depois das antigas locadoras de filmes em mídia física perderem espaço para sistemas de locação online on-demand, chegou a hora das livrarias começarem a diminuir suas lojas físicas devido às recentes mudanças no consumo de conteúdo.
A Barnes & Noble, uma grande rede de livrarias dos Estados Unidos, tem o objetivo de fechar 1/3 dos pontos físicos de venda na próxima década, o que demonstra claramente esse movimento.
Por conta disso, neste artigo conheceremos algumas novidades e tendências do mercado de marketing e comunicação. Confira!
Crescimento do mercado digital
Os investimentos em mídias digitais no Brasil continuam crescendo: para 2016 foram projetados gastos de cerca de R$10,4 bilhões nesse segmento.
O aumento expressivo do uso de tablets e smartphones para realização de diversas tarefas, como comunicação e também entretenimento, tem impulsionado o desenvolvimento de aplicativos mobile.
Isso influência também a queda na compra de livros impressos como já citado, porque o leitor moderno tem a opção de comprar e ler todo tipo de livro em mídia digital, sem sair de casa ou acumular pilhas de exemplares nas prateleiras, o que leva as editoras a focarem seus esforços na distribuição e no acesso ao livro em diferentes plataformas.
Vale registrar também aqui o aumento da autopublicação, ou seja, hoje em dia, um autor tem liberdade para lançar suas obras de forma independente nas plataformas digitais e vendê-las para todo o mundo.
Produção de vídeos
Reconhecidamente uma mídia com alto poder persuasivo, os vídeos são preferidos pelos jovens que consomem diversos tipos de conteúdos.
Por meio de vídeos, uma grande quantidade de informações pode ser transmitida com rapidez e facilidade: a linguagem audiovisual é mais próxima da realidade das pessoas, com movimentos, expressões e sons que transmitem maior riqueza de detalhes, proporcionando uma experiência mais completa.
Portanto, o uso de uma animação para uma campanha publicitária (quem não gosta de animação, não é mesmo?) torna-se uma ferramenta eficiente, tanto para apresentar produtos e serviços, como também para se obter maior engajamento por parte de potenciais clientes, tendo em vista que vídeos são altamente compartilháveis em redes sociais.
Produção editorial para nichos
Conteúdos segmentados têm obtido grande êxito – isso porque atingem o público alvo com os assuntos de seu interesse. As pessoas têm deixado de lado abordagens genéricas e procurado cada vez mais as informações que atendam suas necessidades imediatas, aprendendo somente aquilo que julgam ser útil.
As técnicas de marketing de conteúdo têm atraído milhares de clientes para empresas, as quais passam a desenvolver conteúdos especializados referentes aos seus produtos e serviços. Isso faz com que essas empresas se tornem autoridades no assunto aos olhos dos potenciais clientes.
Além disso, atualmente o fator “tempo” tem sido muito valorizado, pois a possibilidade de se ter informações, bem como conteúdos de entretenimento à disposição 24 horas por dia, tem realmente influenciado o comportamento do ser humano, que busca dessa maneira usar melhor o seu tempo, focando somente naquilo que é importante.
Como se pode concluir, a era digital tem transformado por completo a produção editorial nesse século XXI. Atualizar-se continuamente, lançando mão das principais tendências do mercado na busca por produzir conteúdos persuasivos, tem sido um diferencial competitivo que precisa ser bem utilizado.
E aí, como sua empresa tem aproveitado as mídias digitais na produção editorial? Deixe seu comentário e participe da discussão!