É possível sim! Há muitos materiais que podem ser inseridos em suas estratégias de marketing digital para gerar leads qualificados e, os vídeos no Youtube, certamente devem estar nos seus planos. Isso porque as pessoas estão cada vez mais recorrendo aos vídeos para fazerem pesquisas, estudarem, aprenderem com os tutoriais e, é claro, por entretenimento.
Os vídeos têm um poder de estimular emoções que outros formatos de materiais não possuem, pois reúnem em um único lugar imagem e som. Além disso, são bastante versáteis, pois possibilitam a abordagem de diferentes conteúdos, cenários, pessoas, duração da apresentação, efeitos sonoros e visuais. Com certeza, é um material rico e que seu público vai adorar! Agora, veja algumas dicas que separamos para que você veja como é possível gerar leads com vídeos no Youtube. Confira!
1. Desenvolva conteúdos e roteiros variados
O roteiro é a estrutura de como seu conteúdo será produzido. Pense em formas diferentes de exibi-lo. O que agrada mais o seu público: uma entrevista com alguma autoridade na área ou tutoriais com animações?
Quando você não tem essas informações, o ideal é tentar produzir roteiros diversificados, tentando engajar o formato com o conteúdo. Depois de um tempo, analise os resultados e veja o que gerou mais visualizações em relação às conversões, como inscrições no canal e cliques em links.
2. Explore a descrição do vídeo para gerar leads
Uma das formas de gerar leads com vídeos no Youtube é colocando, na descrição do vídeo, links que o direcionem a landing pages de acordo com o seu objetivo. Elas podem ser para outros vídeos, para inscrições em newsletter ou eventos, para entrar em contato com um especialista, enfim, isso depende de como sua estratégia de marketing foi organizada.
3. Promova seus vídeos para que as pessoas os vejam
Não adianta produzir se ninguém assistir, por isso, utilize seus canais para divulgar seus vídeos. Tenha um espaço na home do seu site ou uma página como galeria. Uma opção interessante é colocar alguns vídeos junto com artigos no seu blog, complementando o assunto tratado no texto.
Divulgar nas redes sociais é quase uma obrigação. Procure as redes que o seu público mais utiliza e explore-as. O Instagram, por exemplo, admite vídeos curtos de poucos segundos, mas no lugar de tentar colocar o vídeo todo nesse canal, pense numa chamada curta, estimulando que seus seguidores cheguem ao material completo.
4. Não se esqueça dos institucionais
Os vídeos do tipo informativos, que oferecem soluções ao público que tem potencial para ser seu cliente são importantes para que essas pessoas cheguem até você e reconheçam o seu valor e da sua empresa.
No entanto, não se esqueça de produções para a última etapa do funil de vendas, onde as pessoas querem mais profundidade nas informações, principalmente, a respeito da empresa. Além dos vídeos institucionais, mostre cases, clientes e pessoas importantes da empresa dando depoimentos, isso passa credibilidade e confiança!
5. Produza vídeos no Youtube com qualidade
No Youtube há vídeos de diferentes qualidades, é uma rede aberta para qualquer um, mas sua empresa é profissional, não amadora, assim, os seus vídeos também não podem ser. Para quem está iniciando na produção de materiais audiovisuais, uma dica importante é procurar uma produtora, pode ser apenas para um bate-papo para saber como o trabalho funciona e as possibilidades de produção e orçamento.
Perceba se a produtora tem o know how para escrever o roteiro, fazer o orçamento e a produção completa do vídeo, isso pode ser uma experiência mais fácil para você e com maiores chances de sucesso e um resultado de qualidade como você espera.
Viu só como é possível e importante para a sua empresa usar vídeos no Youtube para gerar leads?! Agora, que tal aprender 3 motivos para investir na tendência de vídeo marketing? Boa leitura!