Por que devo investir em branding durante a crise?
Em períodos de crise, é muito comum se pensar em corte de gastos para evitar que a empresa invista em coisas que não darão o retorno desejado. Por isso, uma das primeiras áreas a sofrer com isso é a do marketing, afinal muitas pessoas imaginam que elaborar estratégias de comunicação para o seu negócio parece ser algo simples.
Mas adotar esse pensamento é um erro, não apenas pelo marketing ser uma das partes mais importantes de uma marca, mas também por ser nas épocas de crise um momento no qual esse setor poderá fazer uma grande diferença.
À vista disso, preparamos um post com alguns motivos pelos quais você deve investir em branding durante a crise, para que assim sua marca sempre se dê bem, independente do cenário externo!
Para construir uma marca sólida
Branding é a gestão da sua marca, então nada melhor que consolidar ela não é mesmo? Durante períodos mais complicados e com a economia passando por turbulências, é comum ver os consumidores deixando de adquirir algumas coisas ou optando por marcas mais conhecidas e que são vistas como “referência”. Por isso, investir em branding é uma opção interessante, já que com isso sua empresa ficará mais forte e seu nome ganhará mais peso no mercado.
Ter uma marca consolidada, com identidade e que seja reconhecida e valorizada pelo seu público é um fator determinante na hora do comprador decidir qual produto adquirir.
Para a criação de um bom relacionamento com os consumidores
Uma empresa que trabalhe bem o seu branding — ou seja, que faça uma boa gestão de marca —, que tenha valores e propósitos bem definidos, que seja reconhecida pelo que faz e dialogue bem com os clientes, consequentemente se tornará referência.
Num momento de dificuldade, o comprador busca um porto seguro, e uma marca que o atende bem, entende quais são as suas necessidades e tenta satisfazê-las acaba saindo na frente da concorrência.
Além disso, toda marca que têm um relacionamento bom com os consumidores tende a fazer com que eles se tornem leal a ela. Ou seja, os clientes só usarão o seu produto e, na maioria das vezes, promoverão e falarão bem deles para as outras pessoas.
Para diferenciar-se
Em tempos de crise, as marcas podem aproveitar a oportunidade para se diferenciarem e saírem na frente da concorrência, abrindo uma distância segura entre elas. Dessa maneira, o branding pode se tornar também uma estratégia inteligente que trará resultados de médio e longo prazo. Esse investimento fortalece os atributos da marca e a deixa mais forte no mercado em que a mesma atua.
Para criar mais valor para a sua empresa
Sabe-se que a marca representa uma parcela relevante no valor de uma empresa, então em um momento econômico difícil, onde o consumo cai, uma empresa que tem uma marca forte sofrerá menos impacto com isso.
Viu? Investir em Branding num momento de crise é uma escolha inteligente e que trará inúmeros benefícios para a sua empresa!
Se diferenciar e se destacar pode ser um grande fator que colaborará para o aumento dos lucros! Gostou deste post? Compartilhe ele nas suas redes sociais e deixe que seus amigos saibam mais sobre esse tema!